A proteção dos direitos de propriedade intelectual enquanto veículo de promoção do desenvolvimento e da inovação assume no contexto atual uma posição de extrema importância. Neste domínio, são desenvolvidas um conjunto de iniciativas, tais como a cooperação em matéria de políticas públicas, o registo e depósito de direitos de autor ou campanhas de educação e sensibilização para o respeito pelos direitos de conformidade de software.A defesa dos direitos de propriedade intelectual
A ASSOFT coopera com os agentes públicos para garantir o respeito pela legalidade do software, um desafio em crescendo com o aparecimento novas inovações tecnológicas, como é o caso da computação em nuvem.
O combate à pirataria de software
Em Portugal, 40% do software utilizado é ilegal. São necessários esforços com vista à redução desta taxa. Uma prática que se tem mostrado eficaz consiste na realização de ações legais contra entidades que utilizam ou distribuem software ilegal.
A educação das empresas e do público em geral
Um dos métodos mais eficazes de combate à pirataria consiste na prevenção através da informação e do conhecimento. Neste domínio, realizamos diversas campanhas junto das empresas e do público em geral, alertando para os riscos do software ilegal e para os benefícios do software licenciado. Temos também a preocupação de educar os nossos jovens para o futuro, mantendo, por essa razão, uma presença assídua junto das escolas e dos polos universitários.
Gestão de Ativos de Software (SAM – Software Asset Management)
A ASSOFT promove ferramentas e recursos para que as entidades possam gerir de forma mais correta e eficaz os seus recursos de software. Os serviços por nós prestados neste domínio visam a redução dos riscos, mas, acima de tudo, a maximização do retorno sobre os investimentos realizados em software e sistemas de informação.